FAIL (the browser should render some flash content, not this).
 
 
Informações

 

Cliente: Pro Oceano LTDA
 
Duração: 10 dias
 
Periodo: 07 a 16 de Mar 2005
 
Assunto: Correntes Geostróficas, Altimetria-Multisatélite, Contingência no
Mar
 
Exemplo de Monitoramento Diário da Circulação para Situações de Contingência no Mar: Fornecimento Emergencial Diário de Dados Altimétricos Multi-Satélite e de Correntes derivadas na Enseada de Vitória

Ao perder uma Porta (flutuante) de seu navio dotado de sistema de levantamento sísmico, durante tempestade a leste de Vitória (ES), a Petroleum Geo-Services (PGS) contratou a Pro-Oceano em uma tentativa de rastrear a deriva da Porta, para subsidiar as operações aéreas para localização e recuperação do equipamento. A Pro-Oceano contratou os serviços da VM Oceânica para fornecer diariamente mapas de circulação baseados em altimetria multi-satélite.

Durante 10 dias, a VM produziu campos de altura e correntes geostróficas em tempo quase real, baseado em dados colineares de 3 satélites altimétricos (JAS, GFO e ENVISAT). Estes campos com resolução de 14 Km (1/8°) foram obtidos pela superposição dos campos de anomalia de altura da superfície do mar com a topografia dinâmica média baseada em dados do satélite gravimétrico GRACE e criada pela VM em colaboração com o Center for Space Research da Texas University. A utilização desta nova MDT permite estimar os campos absolutos de correntes sobre a plataforma e fora dela, facilitando as futuras projeções de correntes estimadas por altimetria para toda a coluna d'água.

Duas possibilidades existiam: ou a Porta iria bater na costa ao norte de Vitória, ou iria derivar na Corrente do Brasil, offshore, para sudeste, o que acabou acontecendo.

 

 

 

 
 
Soluções Inovadoras em um Ambiente Caótico Home | Serviços & Produtos  | Soluções | Publicações | Equipe